Para garantir um funcionamento perfeito da janela ao longo da sua vida útil, recomendamos uma limpeza periódica da sua superfície e dos seus mecanismos de acionamento.
O desenho das dobradiças que fazem parte dos seguintes modelos permite a rotação da folha até 180°. Isto permite uma limpeza confortável e segura do vidro exterior:
As janelas de telhado com eixo superior possuem um sistema de segurança que permite bloquear a folha numa abertura de 160° para facilitar a limpeza do vidro exterior.
Manutenção:
Para prolongar a durabilidade dos revestimentos aplicados, recomendamos a manutenção destes revestimentos da seguinte forma:
As zonas de possíveis danos mecânicos (que acontecem durante a utilização, não por culpa do fabricante) devem ser protegidas da seguinte forma:
A utilização de janelas em madeira:
A FAKRO comercializa kits de reparação dedicados à manutenção, reparação das camadas dos vários laterais, dependendo do tipo de janelas de telhado:
![]() |
XMU |
O fabricante informa que se os parâmetros do ar (humidade e temperatura interna) atingirem o ponto de orvalho, pode ocorrer um fenómeno de condensação nas superfícies interiores das janelas. Este fenómeno pode ocorrer apenas quando a ventilação é insuficiente ou associada a uma humidade excessiva. Recomendamos ventilar e aquecer adequadamente a divisão.
O efeito da condensação que aparece na superfície exterior do vidro mostra a alta qualidade do vidro isolante (bons parâmetros de isolamento térmico) e de forma alguma demonstra que o produto é defeituoso. Em nenhum caso deve indicar que o produto está danificado.
Recomendamos lubrificar as dobradiças e os elementos metálicos, de forma consistente, pelo menos uma vez por ano.
Os restos de folhas e sujidade acumulada nos laterais dos rufos devem ser retirados pelo menos uma vez por ano, para garantir uma perfeita drenagem da água da chuva.
Além disso, recomenda-se retirar a neve e o gelo acumulado à volta da janela para garantir o fluxo de água da neve derretida.
O vapor de água nas divisões é gerado diariamente com atividades quotidianas: quando cozinhamos, usamos o duche, passamos a ferro, etc., e deve ser evacuado através de condutos ou grelhas de ventilação instalados nas janelas ou nas paredes exteriores, para facilitar a entrada de ar fresco e permitir a renovação do ambiente interior.
É particularmente importante ventilar o interior das construções novas, que inicialmente e devido ao uso de materiais como tintas, gesso, betão, etc., contêm um elevado nível de humidade, e, portanto, um elevado índice de vapor de água.
A condensação forma-se quando o ar quente e húmido entra em contacto com superfícies frias, este fenómeno costuma acontecer no interior dos veículos ou nos vidros das divisões com uma temperatura alta.
Devido a sua localização, as janelas de telhados são mais sensíveis à condensação, o que indica que os níveis de humidade são elevados.
A melhor forma para minimizar os riscos de condensação é dispor de sistemas de ventilação que ajudem na renovação do ar.
A colocação de radiadores de calor (por baixo da janela) e a instalação de uma janela combinada por baixo, também limita os riscos de condensação, graças à livre circulação do ar quente na superfície do vidro interior.
A grelha de ventilação instalada nas janelas de telhado FAKRO garante uma contínua e controlada renovação do ar com a janela fechada. O desenho do mecanismo de abertura das janelas Fakro, permite alojar o puxador inferior em três posições de fecho, duas das quais permitem a entrada de ar fresco.
Todas as janelas de telhado FAKRO estão equipadas com vidros ¨quentes¨ com o coeficiente Ug = 1,1 W/m2K ou melhor.
Copyright © 2023 FAKRO. All rights reserved.